Os três hospitais veterinários da cidade de São Paulo atenderão os casos de urgência e emergência durante a fase vermelha, a mais restritiva das medidas de combate à pandemia de covid-19. Durante o período, que começa neste sábado (6) e vai até 19 de março, não ocorrerá distribuição de senhas para outros atendimentos. As cirurgias eletivas também estarão suspensas.
+Pessoa mais velha do mundo, Kane Tanaka vai carregar a tocha olímpica em Tóquio
+Postos da Pró-Sangue atenderão normalmente durante a fase vermelha em SP
+Dieta rica em fibras pode ter papel no controle da inflamação associada à covid-19
A triagem para os atendimentos de urgência e emergência estará disponível de segunda a sexta-feira, a partir das 6h30. A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) orienta que apenas uma pessoa terá a entrada autorizada para acompanhar o animal no atendimento.
Os casos urgentes são aqueles entendidos como uma situação clínica ou cirúrgica, sem risco de morte iminente mas que, se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave, como tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital (no caso de fêmeas).
Como emergência, são identificados os casos que implicam risco imediato de morte, que exigem tratamento nos primeiros momentos após sua constatação (atropelamento, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e gato que para de urinar).
A Cosap reforça, ainda, que todos os cuidados individuais para evitar a contaminação pelo coronavírus sejam adotados como uso de máscara e, principalmente, evitar aglomerações. Pessoas do grupo de risco para covid-19 também não devem sair de casa.
UNIDADES
Hospital Veterinário da Zona Norte
Av. General Ataliba Leonel, nº 3.194 – Parada Inglesa
Hospital Veterinário da Zona Leste
Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé
Hospital Veterinário da Zona Sul
Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba